top of page
  • Foto do escritorJornada

O Mergulho com Nitrox


O ar que respiramos é uma mistura gasosa, composta basicamente de Oxigênio e Nitrogênio. No mergulho recreativo, no qual se utiliza o equipamento de respiração autônoma (SCUBA), respira-se o mesmo ar, que é comprimido dentro dos cilindros ou tanques de mergulho. O Nitrox ou EANx (Enriched Air Nitrox) também é uma mistura gasosa cujos componentes são os mesmos do ar atmosférico, mas em proporções diferentes, com um percentual de Oxigênio maior e consequentemente, um percentual de Nitrogênio menor em relação à mistura de referência.

As tabelas e algoritmos de mergulho consideram a quantidade de Nitrogênio absorvida pelos tecidos, portanto, essa proporção de mistura com menos Nitrogênio favorece determinados tipos e perfis de mergulho, permitindo um tempo de fundo maior, e intervalos de superfície menores.

A certificação de Nitrox Diver pode ser obtida por mergulhadores de qualquer nível de certificação e o curso tem duração de seis a oito horas de teoria, cujo conteúdo abrange desde cálculos de profundidade operacional máxima, best mix, segurança no manuseio do oxigênio, profundidade equivalente entre outros. É uma alternativa a mais para a segurança do seu mergulho.

207 visualizações0 comentário
bottom of page