queimada
grande
Solicite a próxima data
Queimada Grande
A Ilha de queimada Grande é formada por um maciço rochoso com superfície de 430.000 km2, dotada de vegetação arbustiva e arbórea, não havendo praias em seu entorno. De topografia irregular, é caracterizada por duas elevações, sendo a primeira mais plana, onde está localizado o farol, e a segunda atinge uma altitude de 206 metros. Está distante a 35 km da costa continental de Itanhaém.
O desembarque na Ilha de Queimada Grande só é permitido com autorização especial. Mesmo assim, é desaconselhável devido à população estimada de 15 mil indivíduos de jararaca ilhoa, espécie endêmica, parente das jararacas continentais, porém com veneno muito mais poderoso.
O nome Queimada Grande surgiu a partir da técnica de atear fogo na mata costeira para afugentar as serpentes, utilizada pelos antigos pescadores quando necessitavam desembarcar em terra firme.
Durante o trajeto é comum avistar baleias de Bryde e grupos de golfinhos. A profundidade nos pontos deste destino variam de 6 a 30 metros e a visibilidade varia muito em função das correntes e condições climáticas, podendo alcançar 15 metros. A temperatura média anual é de 22ºC, sendo que entre meados de janeiro e maio pode chegar a 27ºC.
Fonte: Roteiros de Mergulho - Fundação Florestal - Programa Trilhas de São Paulo
PONTOS DE MERGULHO
1. Saco do Bananal
Profundidade: 6 - 18 metros
2. Naufrágio Tocantins
Profundidade: 8 - 22 metros
3. Naufrágio do Rio Negro
Profundidade: 8 - 30 metros
4. Saco do Farol
Profundidade: 12 - 30 metros
5. Paredão
Profundidade máxima: 25 metros
Mergulho na Queimada Grande
Inclui:
Saída embarcada com dois cilindros
Lanche no barco
A saída poderá ser partindo de Itanhaém ou São Vicente, conforme o operador de mergulho.
Consulte datas com acompanhamento do staff da Jornada Sub.