Jornada Sub Mergulho
Av. Pedro Blanco da Silva, 665 - Jundiaí - SP
Fone: (11) 4586-5051 

Mergulho em Alcatrazes

Arquipélago de Alcatrazes

Alcatrazes é formado por cinco ilhas maiores, sendo a principal denominada Ilha de Alcatrazes (2,5km de extensão e 170 hectares de área) e as demais conhecidas como da Sapata, do Paredão, do Porto (ou do Farol) e do Sul.

O refúgio é composto pelas ilhas do arquipélago dos Alcatrazes, além de relevante parte de oceano Atlântico, o que totaliza uma área superior a 67 mil hectares. Elas formam, assim, a maior unidade de conservação marinha de proteção integral das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Alcatrazes se eleva quase 300 metros acima do nível do mar.

Além de exuberante beleza e expressiva biodiversidade, o arquipélago dos Alcatrazes faz parte do patrimônio arqueológico, histórico e cultural da região, e foi citado nos relatos históricos logo após a colonização do Brasil. No local, foram encontradas cerâmicas que indicam o uso da ilha pelos povos que viviam na região antes do descobrimento do Brasil.

O paredão granítico de 316 metros de altura no meio do oceano impressiona os navegantes por sua beleza e suas águas com boa visibilidade, e a grande quantidade de vida marinha faz um convite ao mergulho contemplativo.

Agora aberto para visitação, o arquipélago não deixará de ser preservado, pois o plano de manejo de Alcatrazes cria regras de funcionamento para garantir que as atividades ocorram com o mínimo de impacto aos ambientes naturais.

Mergulhos em Alcatrazes

São dez pontos de mergulho que podem receber, no máximo, 20 mergulhadores em cada âncora, acompanhados de um profissional. Para participar, há uma série de regras que devem ser seguidas e que proíbem, por exemplo, o uso de produtos como sabonetes, xampus e bronzeadores.

Serviço de bordo inclui:
Um dia (07:15 às 18:30h)  de passeio de barco;
Dois cilindros para dois mergulhos e lastro;
Lanche reforçado à bordo incluindo: água, suco, refrigerante, frutas, sanduíche natural, cachorro quente, torta salgada, bolo, bolachas.

No retorno, após sairmos dos limites da UC churrasco.
Presença de um Condutor Credenciado pelo ICMBio para cada quatro mergulhadores, além da Tripulação de Segurança.